O nascimento de uma Cidade, a Amadora no final do séc. XIX, início séc. XX
Caminho de Ferro
Liga Melhoramentos
Aviação
Casas "Portuguesas"
Novos Bairros
AVIAÇÃO
Pode dizer-se
que a história da aviação portuguesa praticamente começou na Amadora. Com efeito, o
primeiro evento aeronáutico local realizou-se no Casal do Borel em 7 de Julho de 1912, um
"Concurso de Papagaios", organizado pelos Recreios Desportivos. Em 26 de Janeiro
de 1913, com o patrocínio da Liga dos Melhoramentos da Amadora, o francês Alexandre
Théophile Sallés, fez a viagem Hipódromo de Belem - Casal do Borel, tendo praticamente
destruído o aeroplano na aterragem, um Blériot XI, que foi rapidamente concertado com o
apoio da Fabrica Santos Mattos. Em 1917, realizou-se o 1º Festival Aéreo na Amadora e em
1919, instalou-se o Grupo de Esquadrilhas de Aviação Republica (GEAR) onde actualmente
se situa a Academia Militar. Durante cerca de 25 anos partem daqui as principais viagens
aéreas nacionais:
1920 - Ida á Ilha da Madeira - Sarmento Beires / Brito Pais
1924 - Ida a Macau - Sarmento Beires / Brito Pais / Manuel Gouveia
1925 - Ida à Guiné - Sérgio Silva / Pinheiro Correia / Manuel António
1930 - Ida a Goa - Sarmento Pimentel / Moreira Cardoso
1931 - Ida a Guiné e Angola - Carlos Bleck / Humberto da Cruz
1934 - Ida e volta a Timor - Humberto da Cruz /António Lobato
De referir ainda o Festival aéreo de homenagem ao aviador Plácido de Abreu realizado a 4 de Novembro de 1934, bem como raide aéreo às colónias que teve início na Amadora a 14 de Dezembro de 1935 e que contou com a presença de Gago Coutinho. Nestes últimos anos, a pista da Amadora serviu igualmente de aeroporto civil. A época de ouro da aviação na Amadora acaba em 1938 quando, devido a deficiências nas pistas de terra batida do Borel, a recém formada Aeronáutica Militar se deslocou para Tancos.