Recriação Histórica do período Romano       

A vida civil no período RomanoRomob2.jpg (20013 bytes)Romob.jpg (20709 bytes)

A ARQA levou a cabo no passado dia 24 de Junho em Óbidos, uma recriação da vivência civil durante o período Romano, integrado num programa de recriação histórica desenvolvida pela Ordem de Cavalaria do Sagrado Portugal - Grupo Lusitanis, sobre a ocupação Romana da região de Eburobrittium/Óbidos. A participação da Associação consistiu na reprodução de um pequeno triclinium que serviu de mote para apresentar as roupas utilizadas pelas classes altas deste período, nomeadamente os magistrados da República Romana, incluindo a emblemática toga romana, bem como objectos diversos, das cerâmicas às moedas, passando pelo mobiliário. Tratou-se da adaptação para o efeito do projecto "Vêm aí os Romanos", que circulou pelas Escolas da Amadora em anos anteriores. A demonstração da ARQA decorreu em articulação com a apresentação do exército romano do período republicano, a cargo do Grupo Lusitanis, que efectuou diversas manobras e simulações de combate, intercaladas com explicações sobre a forma como decorreu a ocupação Romana no território actualmente português.

 

Os Romanos vêm ai !!!!        

Cenário da dramatização. Uma das principais actividades da ARQA no âmbito da Acção Educativa consistiu no projecto ARQAESCOLA. Desenvolvida no âmbito do Museu Municipal de Arqueologia, este projecto pretendeu levar a arqueologia às escolas através de um conjunto de acções recheadas de divertimento para os mais jovens. Contudo, esse divertimento não é em vão. Pretendia-se, desta forma, sensibilizar a população estudantil do concelho, que ascende a alguns largos milhares de pessoas, para a pertinente importância da preservação do património. Este conceito não ficou cingido ao estreito campo que é a arqueologia, mas estendeu-se aos testemunhos que permitem construir a história desta cidade.

Intitulada Os Romanos vêm ai!!, as baterias estiveram apontadas para o primeiro ciclo do ensino básico, através de uma exposição itinerante que teve como ponto alto uma dramatização passada no tempo dos romanos, procurando-se "transpor" os alunos para a época da Villa Romana da Quinta da Bolacha

Exposição

A Villa Romana da Quinta da Bolacha situa-se na actual freguesia da Falagueira, numa zona com muito boas condições naturais. A sua construção data do século II e a sua ocupação continuou ao longo do século IV. Todavia foram encontrados alguns materiais do século VI.

Nesta exposição, podem ver-se vários objectos. Alguns são réplicas de peças encontradas na própria Villa, outros são reproduções de objectos utilizados pelos romanos na sua vida quotidiana.

 

Representação Histórica

A dramatização a apresentar, ilustra uma cena do quotidiano numa Villa Romana. A acção centra-se num jogo de tabuleiro, designado por alguergue de doze. Uma escrava é desafiada a jogar com o dono da casa. Após a realização de várias partidas, a escrava sai ganhadora, conseguindo a sua liberdade.

Os trajes e restante cenário procuram recriar com grande fidelidade o ambiente e o estilo de vida da época.

 

Copyright © 2006  ARQA.