Tertúlias
Tertúlia
“A antiga povoação da Porcalhota” – 26/05/2011
No âmbito do projecto "Escola Aberta do Património", do Museu Municipal de Arqueologia, e numa organização conjunta com a ARQA, realizou-se no dia 26 de Março, no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, uma Tertúlia sobre a antiga Porcalhota.
Foi uma sessão muito participada e bastante animada, com as fotografias antigas apresentadas a despertaram memórias e recordações entre a assistência, levando à partilha, de uma forma espontânea, de histórias sobre os lugares e as pessoas que faziam parte da antiga Porcalhota.
Tertúlia
"A Falagueira antiga""
No passado
dia 29.05 pelas 14,30h realizou-se no Núcleo Museografico
do Casal da Falagueira, uma Tertúlia sobre a Falagueira Antiga, organizada
conjuntamente pela ARQA e Museu Municipal de Arqueologia da Amadora. A sala
começou com alguma assistência para depois ficar esgotada. O apresentador foi
Jorge Lucas, que fez passar diversas fotos antigas de casas, caminhos, locais,
pessoas e mapas. Na assistência houve emoção e algumas lágrimas correram mesmo
pelas faces. Tudo isto levou as pessoas a avivarem recordações e a
entusiasmarem-se, havendo diversas dissertações e diálogos sobre a velha
Porcalhota, Reboleira e Falagueira, que faziam parte de um núcleo no qual
nasceram e foram criados muitos dos assistentes.
2ª
Tertúlia "A antiga Damaia"
Tertúlia
sobre a Damaia antiga - 18 /10 /2008
Ao fim da tarde, do dia 18 de Outubro de 2008, curiosos e interessados foram chegando à sede da ARQA com o objectivo de trocarem impressões informais sobre a Damaia antiga, e em meia hora a sala ficou cheia. Para além dos sócios estiveram presentes diversos pessoas interessadas no assunto, pois a divulgação desta tertúlia pelas associações da freguesia da Damaia deu resultados positivos, estando algumas delas representadas na sala. Iniciou-se a tertúlia, verificando-se que as pessoas presentes estavam ansiosas em ouvir e partilhar os seus conhecimentos sobre aquela velha freguesia. Depois de uma pequena passagem de imagens, de velhos mapas e cartas, bem como de fotos antigas, o debate começou e as partilhas foram enormes, cheias de velhas memórias. Todos foram participando, até poemas dedicados à velha Damaia foram citados pelos autores. Foi um momento bem passado em convívio com todo os presentes na qual terminou com um lanche, mote para que o tema da tertúlia continuasse entre os participantes.
Copyright © 2010 ARQA.