Reproduções da Quinta da Regaleira

Regaleir1.jpg (19324 bytes)A Fundação CulturSintra solicitou à ARQA, no final do ano de 2004, uma proposta para a realização de reproduções de elementos arquitectónicos do edifício principal da Quinta da Regaleira. Os trabalhos tiveram início durante o mês de Março de 2005, com o objectivo reproduzir uma escultura para figurar numa exposição a inaugurar no meio do ano de 2006.

A peça reproduzida, além de estar a uma altura considerável, tinha dimensões significativas, com forma bastante complexa, apresentando-se como um dos mais interessantes desafios que a ARQA teve nos últimos tempos nesta área, depois de, no início de 2004, ter realizado, para a mesma instituição, uma reconstituição de um menir-expositor.

Regaleir2.jpg (19270 bytes)A execução deste trabalho contou com uma equipa de quatro sócios da ARQA que, em conjunto, desenvolveram todos os esforços necessários para que no final, o resultado fosse o mais positivo possível. As condições climatéricas foram um factor que se mostrou desfavorável, nomeadamente na fase de execução do molde, em latex líquido reforçado com trama de algodão.

Algumas das particularidades deste trabalho foram as técnicas inovadoras introduzidas, nomeadamente a caixa de estrutura em poliuretano, moldada sobre suporte de polietileno, materiais pouco utilizados em Portugal neste tipo de trabalhos, mas com grande expansão no estrangeiro.

      Copyright © 2006 ARQA.