Património em Movimento

 Vitrines itinerantes - A ARQA está a desenvolver um projecto de divulgação do património que contempla a colocação de vitrines em diversos locais, públicos e privados. As vitrines são subordinadas a temas relacionados com a arqueologia, a história e tradições locais na Amadora. São compostas por réplicas de objectos originais, complementadas com a necessária informação escrita, de simples compreensão, conjugada com imagens e maquetas reproduzidas à escala com a máxima fidelidade. Esta vitrine já esteve na Escola Gustave Eifel, restaurante Chimarrão (junto ao Lido na Amadora), no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Instituto Geológico e Mineiro.             

Divulgação do Património Arqueológico

A ARQA tem vindo a desenvolver um projecto itinerante de divulgação do património arqueológico, que contempla a colocação de uma Vitrine e do quiosque interactivo "Museu Virtual" em diversos locais, públicos e privados.

O Museu Virtual consiste num software exploratório sobre os vestígios arqueológicos na Amadora, o qual inclui catálogo virtual das peças mais significativas, carta dos Arqueossítios da Amadora e textos introdutórios sobre os diversos períodos cronológicos.

museu1.jpg (15694 bytes)Após presença no Hospital Fernando Fonseca (Amadora) e no atrio da Câmara Municipal da Amadora, estes equipamentos circularam por diversas escolas do Município, nomeadamente Cardoso Lopes (Mina), Roque Gameiro (Reboleira), Miguel Torga (S. Brás), D. João V e Pedro D´Orey da Cunha (Damaia), possibilitando aos alunos destas escolas adquirirem diversos conhecimentos sobre a realidade arqueológica da Amadora.


Concluído este circuito pelas escolas, o "Museu Virtual" e Vitrine estiveram na Junta de Freguesia da Damaia, encontrando-se presentemente na Junta de Freguesia de S. Brás.

 

Copyright © 2006 ARQA.