Terra de Fartura, a Amadora Rural


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AS ESTRADAS REAIS

Palácio do Infantado junto à Estrada Real No início do século XIX, o território da actual Amadora era atravessado por duas Estradas Reais: "Estrada Real Lisboa-Sintra" e "Estrada Real Lisboa-Mafra". Estas Estradas começavam em Lisboa e seguiam por uma só via comum, que na Amadora correspondia à actual Rua Elias Garcia, a partir das Portas de Benfica, até ao lugar da Porcalhota de Cima, precisamente onde hoje a linha do comboio cruza a Rua Elias Garcia. Nesse sítio bifurcavam e cada uma seguia destinos diferentes: A Estrada de Mafra seguia pela direita, (hoje continuação da Rua Elias Garcia) passando à Quinta da Amadora, Ponte de Carenque, Pendão, tomando a direcção de Belas e rumando para Mafra; A Estrada de Sintra seguia pela esquerda (hoje Rua Gonçalves Ramos), atravessava os campos do Alto Maduro, descia para o vale da Ribeira de Carenque, passando a ponte Filipina, em direcção ao Palácio de Queluz, seguindo para Sintra. É por estas estradas que a nobreza vai passar para os seus tempos de veraneio ou mesmo de refúgio político ou de saúde, sobretudo nos palácios da Pena, Mafra e Queluz e isto vai influenciar de forma significativa esta região. Assim dum lado e de outro vão-se construindo solares, quintas e casas apalaçadas cujos brasões mostram a importância daqueles que ali se vão instalando. Estas vias tornaram-se igualmente importantes do ponto de vista económico, servindo para escoar os produtos da região, surgindo igualmente uma conjunto de serviços de apoio aos viajantes, desde "casas de pasto" a mudas de cavalos passando pelos mais variados estabelecimentos comerciais que vendiam os seus produtos junto às estradas. Assim desenvolveram-se ao longo das Estradas Reais aglomerados populacionais que exploravam estes serviços, destacando-se na região o lugar da Porcalhota.

Ponte Filipina               Marco com inscrição Ponte Filipina

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