"Menir" no Parlamento Europeu

A equipa responsável pelo projecto.

Na sequência de contactos entre a ARQA e a Cultursintra, foi proposta à primeira a execução de um projecto inovador: a execução de um menir expositor, consistindo numa estrutura em resina e tela que exteriormente se deveria assemelhar a um menir e, que ao mesmo tempo permitiria a colocação e visualização de imagens no seu interior.

Esta empreitada foi realizada durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2004 por três elementos da ARQA, colocando alguns problemas relacionados com o manuseamento da resina e pó de sílica que levaram ao cumprimento das regras de higiene e segurança. Apesar dos seus 2,60 m de altura e, 1,20 m de diâmetro constituía uma estrutura leve, essencial para o transporte e manuseamento.

Este menir fez parte da semana de Sintra no Parlamento Europeu, sendo um dos principais atractivos da exposição aí patente, podendo os visitantes espreitando pelo oríficios executados no menir, visionar fotografias de grande qualidade demonstradoras da beleza das paisagens de Sintra.

Este projecto foi executado segundo ideia e coordenação do Arq.º Cruz Alves em estreita colaboração com a ARQA Actividades.

Entre os dias 18 e 26 de Setembro esteve patente numa exposição sobre Sintra, em pavilhão/tenda localizado junto a "Fonte Mourisca", na Volta do Duche.

Copyright © 2004 ARQA.