Lançamento Livro “Clã de Carenque”

capa4.jpg (105187 bytes)Livro Cla 015.jpg (39063 bytes)

Decorreu no dia 22 de Novembro de 2009 no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, o lançamento do livro “Clã de Carenque, uma comunidade do Neolítico”. Trata-se do culminar de um projecto desenvolvido pela ARQA nos últimos anos e cuja publicação esteve a cargo das Edições Four.

Neste livro é possível acompanhar uma comunidade que situamos na transição do 4º para o 3º milénio no território português, e que designamos por “Clã de Carenque”. As imagens do seu quotidiano permitem-nos apresentar as diversas facetas da neolitização, da agricultura à pastorícia, passando pela utilização cerâmica e da pedra polida, e a forma como estas se desenvolveram e interagiram. Procuramos apresentar as principais questões de uma forma simples, embora com rigor científico, de forma a tornar o livro acessível a um vasto leque de leitores.

A apresentação pública da obra contou com as intervenções de Gisela Encarnação do Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Eduardo Rocha da ARQA, Jorge Raposo do Centro de Arqueologia de Almada e de António Moreira, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Amadora, as quais se centraram sobre o sítio arqueológico da Necrópole de Carenque, o projecto “Clã de Carenque” e o livro agora editado. Seguiu-se um Porto de Honra, com convívio informal entre os participantes deste evento, e a visita ao Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira.

 

 Copyright © 2009 ARQA.