Passeios efectuados em  2001

             

 

 

DATAS E LOCAIS

7 de Abril-Lisboa Romana (Núcleo M. Rua dos Correeiros, Teatro Romano, Claustro Sé de Lisboa, Casa dos Bicos).   

A Associação iniciou o seu programa de passeios culturais no passado dia 7 de Abril, com uma visita aos principais conjuntos arqueológicos do período romano que existem na cidade de Lisboa. Neste passeio participaram os alunos do Curso de Iniciação à Arqueologia, bem como inúmeros sócios e colaboradores. O núcleo arqueológico da Rua dos Correeiros / Fundação BCP constituiu o ponto central deste passeio, ao qual se seguiu a visita ao conjunto de lápides da Rua da Madalena, Teatro Romano e Claustro da Sé de Lisboa. Após o almoço tivemos a oportunidade de observar um desfile medieval alusivo ao foral de Lisboa de D. Manuel II, concluindo o nosso passeio visitando alguns dos panos de muralha da "Cerca Moura " existentes no bairro de Alfama.

 

19 e 20 de Maio* -Conimbriga /Sítios arqueológicos no Concelho de Oliveira do Hospital/Descida de canoa no Rio Alva. (Organização em conjunto com a Trans Serrano)

Visita a Conimbriga (19/05/2001).Como já vem sendo hábito, os cursos promovidos pela ARQA terminam com um passeio cultural. Foi o que aconteceu no fim-de semana de 19 e 20 de Maio, onde alunos do Curso de Iniciação à Arqueologia, sócios e colaboradores tiveram a oportunidade descobrir um pouco da arqueologia da região centro. A nossa primeira paragem de Sábado realizou-se em Conimbriga, onde visitamos o conjunto arqueológico e o Museu Monográfico. De tarde, e contando com a colaboração da Trans-serrano, visitamos Bobadela e o seu conjunto Romano, os palheiros de Fiais da Beira, terminando com um passeio pedestre em redor da pequena localidade de Seixo da Beira. Para o Domingo reservamos um experiência diferente para os mais audazes, a descida de canoa no Rio Alva. Sob a orientação da Trans-serrano percorremos cerca de 15 Km de paisagem deslumbrante em agradável convívio, que nos ajudou a ultrapassar algumas "dificuldades", nomeadamente os inúmeros mergulhos na água fresca e límpida do Alva.

 

7 de Julho- Alqueva - Arqueossítios a serem afectados pelo regolfo da barragem.

Regressar ao Guadiana, depois da visita do ano passado, para observar diversos sítios arqueológicos que serão afectados pela albufeira da Barragem do Alqueva, provavelmente pela última vez no seu enquadramento natural, foi o objectivo do passeio que ocorreu no passado dia 07 de Julho, e que reuniu cerca de 45 sócios e colaboradores da ARQA. De referir que contámos com a colaboração do Dr. António Carlos Silva na elaboração do percurso, com sugestões de locais a visitar, que muito agradecemos. A visita centrou-se em torno da bela região de Monsaraz, tendo-se iniciado pela margem direita do Guadiana, com os sítios da Barca do Xerez (Epipaleolítico), Cromeleque do Xerez (Neolítico) e Xerez 12 (Romano) a constituírem as paragens da parte da manhã. Depois do almoço na aldeia de Mourão, dirigimo-nos para a área onde está a ser construída a nova aldeia da Luz, para visitar o sítio de Julioa 24 (Romano), concluindo-se o passeio no emblemático Castelo de Lousa, tendo alguns dos participantes se aventurado num mergulho nas águas do Guadiana.

 

 

5, 6 e 7 Outubro- Conjunto Arqueológico de Mérida, Núcleo Histórico de Cáceres. (Cidades Património da Humanidade).

Aproveitando o fim-de-semana alargado de 5 a 7 de Outubro, a ARQA realizou um passeio cultural a estas duas cidades, consideradas Património Mundial pela UNESCO. Fomos no entanto surpreendidos por um clima chuvoso, principalmente nos dois primeiros dias, que procuramos contornar, aproveitando os intervalos na chuva para visitar os monumentos destas belas cidades. Iniciamos o nosso itinerário por Mérida, visitando o Aqueduto de Los Milagros, a Alcazaba, Templo de Diana e Casa do Mitreu. Para o segundo dia reservamos o núcleo principal: o complexo do Anfiteatro e Teatro romano e o magnifico Museu da Civilização Romana. No Domingo, e após uma paragem na Basílica Visigótica de Santa Lucía em Alcuéscar, visitamos o casco histórico de Cáceres, explorando o seu intricado labirinto de pequenas praças e ruelas medievais, terminando assim mais um passeio da associação.

 

12 Novembro** - Quinta da Regaleira

                                              

Copyright © 2002 ARQA.