Passeios efectuados em 2000

19 de Fevereiro - Museu de Almada/Palmela/Arrábida.

Visita ao povoado do Almaraz.Este passeio, levou-nos a diversos sítios arqueológicos da Idade do Ferro e do período Romano  existentes na península de Setúbal. Da parte da manhã realizou-se uma visita ao povoado do Almaraz,  guiada pelo Dr. Luís Barros, arqueólogo da Câmara Municipal de Almada e responsável pelas escavações actualmente em curso neste local. Apesar do intenso nevoeiro, que nos impediu de contemplar a magnífica vista  sobre o Tejo e a cidade de Lisboa, tivemos a oportunidade de observar alguns dos vestígios descobertos, nomeadamente diversas estruturas de habitação, o fosso e a respectiva muralha. De tarde, o nosso grupo de excursionistas dirigiu-se ao Parque Natural da Arrábida, visitando o povoado de Chibanes (Palmela), onde o enquadramento natural proporcionou um agradável pic-nic, e a fábrica romana de preparados de peixe do Creiro (Portinho da Arrábida), que constituiu o termo desta jornada cultural.

 

- 9 de Abril - Montemor-o-Novo/Gruta do Escoural/Antas de Évora.      

A região entre Montemor-o-Novo e Évora, extremamente rica do ponto de vista arqueológico, foi o destino deste passeio cultural. Apesar do mau tempo que se fez sentir, foram muitos os sócios e alunos do curso de Iniciação à Arqueologia que participaram nesta visita. Teve o seu início no Museu de Arqueologia de Montemor-o-Novo, onde foi possível obter uma visão geral da ocupação humana deste território, seguindo-se uma interessante visita à Gruta do Escoural, local que teve o privilégio de durante décadas ser o único sítio conhecido em território português onde se encontrava documentada a Arte Rupestre Paleolítica. A pausa para almoço ocorreu junto à Anta-Capela de São Brissos, seguindo-se da parte da tarde a visita a um conjunto muito significativo de sítios Arqueológicos: Villa Romana de Tourega, a Anta do Zambujeiro, Cromeleque dos Almendres e Cromeleque de Vale Maria do Meio. A despedida ocorreu na Anta Grande da Comenda da Igreja, com o lanche a servir de agradável pretexto para o convívio entre os participantes.

- 20 de Maio - Monsaraz/Alqueva.  Visita ao castelo de Monsaraz

  Observar diversos sítios arqueológicos que serão afectados pela albufeira da Barragem do Alqueva, provavelmente pela última vez no seu enquadramento natural, foi objectivo do passeio que ocorreu no passado dia 20 de Maio. A visita centrou-se em torno da bela Vila de Monsaraz, com as Antas do Olival da Pega e os Menires da Bulhoa e Outeiro a constituírem as paragens da parte da manhã. Depois do almoço, dirigimo-nos para a área onde surgirá a albufeira da Barragem, visitando-se o Cromeleque do Xerez, e o Castelo de Lousa.

 

 

 

- 26/27 de Agosto -Circuito Arqueológico de Freixo de Numão/ Parque Arqueológico do Vale do Côa.

 

Observando gravuras no núcleo "Canada do Inferno".          O conjunto de arte  rupestre do Vale do Côa constituiu uma das mais mediáticas descobertas arqueológicas em Portugal nos últimos anos, pelo que foi natural o interesse e curiosidade que esta visita gerou entre os nossos associados e colaboradores. Tendo-se reservado um Fim-de-Semana  para este passeio, efectuou-se no Sábado o circuito arqueológico de Freixo de Numão, visitando-se o Povoado de Castelo Velho, o Museu da Casa Grande, o Sítio Arqueológico do Prazo, bem como a Calçada Romana e provável Mutatio no lugar das Regadas. Após pernoitarem em Vila Flor, os excursionistas concentraram a sua atenção no principal motivo de interesse deste passeio, a visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa. Foram visitados dois dos núcleos de gravuras existentes, nomeadamente a Canada do Inferno da parte da manhã e a Penascosa da parte da tarde, possibilitando aos participantes efectuaram a sua descoberta pessoal deste espantoso conjunto de arte rupestre.

 

Copyright © 2002 ARQA.