coimbra.jpgcoimbra.jpgPasseios Culturais                    

 A Associação organiza regularmente passeios culturais, tendo os seus itinerários por motivo central a visita de diversos sítios arqueológicos. Estes passeios tem por objectivo contribuir para uma maior divulgação e conhecimento do nosso património arqueológico, bem como proporcionar a todos os participantes agradáveis momentos de convívio e de cultura.

  

 

 

 

   Passeios de 2013:

 

Passeio Cultural "As Ruas da República"

No Dia 27 de abril, numa organização conjunta da ARQA - Associação de Arqueologia da Amadora e do Museu Municipal de Arqueologia, realizou-se mais um Passeio Cultural pela Amadora. Foi uma visita pedestre guiada pelo centro da cidade, onde se destacaram as ruas que viram o seu nome alterado quando foi implantada a República, a 5 de outubro de 1910. Passamos igualmente por edifícios que marcaram esta época na Amadora, nomeadamente a Casa Aprígio Gomes, Escola Alexandre Herculano, os Recreios da Amadora e a Casa do Infantado, entre outros. Tivemos ainda a oportunidade de visitar os antigos hangares do Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, na actual Academia Militar, de onde partiram as principais viagens aéreas nacionais nos anos 20 e 30 do século XX.

Foto0112.jpg    Foto0115.jpg    Foto0116.jpg    Foto0120.jpg

 

Passeio "Por Terras de Carenque"

Integrado nos eventos comemorativos dos seus 25 anos de existência, a ARQA organizou mais um passeio cultural na Amadora no dia 2 de Março, subordinado ao tema: "Por terras de Carenque". Tratou-se de um pequeno passeio pedestre com cerca de 3 km de extensão, passando pelos vestígios do Aqueduto Romano, Necrópole de Carenque, Aqueduto das Águas Livres, Forno de Cal e ruínas dos Moinhos de Vento do Casal de Vila Chã, entre outros locais, para além de belas vistas sobre a envolvente da zona.

Foto0053.jpg   Foto0055.jpg   Foto0060.jpg   Foto0068.jpg

 

Passeio Cultural Restauradores – Rossio (Lisboa)

A ARQA iniciou o seu programa de actividades deste ano com um passeio cultural a Lisboa, com a visita a diversos sítios na zona dos Restauradores, nomeadamente o Palácio Foz

Palacio_Foz_jan_2013 (1).JPG   Palacio_Foz_jan_2013 (3).JPG   Palacio_Foz_jan_2013 (29).JPG   Palacio_Foz_jan_2013 (32).JPG

 

    Passeios de 2012:

 

Passeio “A antiga povoação da Damaia”

No dia 10 de Novembro a ARQA organizou mais um passeio cultural, subordinado ao tema “A antiga povoação da Damaia”. Tratou-se de um pequeno passeio pedestre com cerca de 1,5 km de extensão, passando pelo Aqueduto das Águas Livres, antiga Estrada da Damaia, Palácio dos Condes da Lousã e Casal Popular.

Foto 1.JPG   Foto 2.JPG   Foto 3.JPG   Foto 4.JPG

 

Passeio Estrada de Benfica

 

No passado dia 13 de Outubro, a ARQA organizou um pequeno passeio pedestre ao troço da antiga "Estrada Real" entre as Portas de Benfica e Sete Rios. Tivemos a oportunidade de visitar diversos monumentos e sítios históricos, com destaque para a visita guiada ao Palácio "Beau Séjour".

 

Foto 1.JPG   Foto 2.JPG   Foto 3.JPG   Foto 4.JPG

 

 

Passeio cultural - Da Falagueira à Porcalhota

 

No dia 3 de Março a ARQA organizou mais um passeio cultural pela Amadora, no âmbito do seu projecto “Rotas com História”. Tivemos a oportunidade de visitar o Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, e passar pelo núcleo antigo da Falagueira, Villa Romana da Quinta da Bolacha, aqueduto das Galegas, Capela da Falagueira, Chafariz da Porcalhota, Quinta do Assentista, Aqueduto das Águas Livres, e Palácio do Infantado, entre outros sítios. Uma manhã bem passada!

 

1.JPG    7.JPG    18.JPG    21.jpg

 

 

Passeio cultural "Aldeias Saloias" - Região de Cheleiros/Negrais

 

No dia 26 de Fevereiro, a ARQA organizou mais um passeio cultural, desta vez às Aldeias Saloias e Geologia de Sintra/Mafra, destinado a sócios, colaboradores e amigos da Associação. O passeio realizou-se em caravana de automóveis próprios, dada a proximidade dos locais, tendo-se visitado diversos sítios em redor de Cheleiros e Negrais, nomeadamente a Fonte Romana de Armés, a aldeia abandonada de Broas, Cheleiros, a Aldeia da Mata Pequena, o Penedo do Lexim e a Pedra Furada/Granja dos Serrões.

 

DSCN2966.JPG   DSCN3014.JPG    DSCN3073.JPG    HPIM0628.JPG