Investigação Arqueológica.

  A implementação de iniciativas de investigação científica constituem naturalmente actividade central do Museu, pretendendo-se desta forma incrementar o conhecimento sobre os diversos aspectos da presença humana ao longo do tempo no território que hoje contitui o Município da Amadora.

 

Realização de intervenções arqueológicas e dos respectivos relatórios- O MMA desenvolve o seu plano de intervenções arqueológias em articulação com o Instituto Português de Arqueologia, realizando escavações e sondagens em sítios arqueológicos, bem como as medidas necessárias à sua preservação e conservação. Paralelamente são elaborados os respectivos relatórios, tendo em vista a caracterização das estações arqueológicas, a descrição da metodologia de escavação e prospecção adoptados, bem como o estudo dos materiais e estruturas encontradas.

Realização de prospecções em locais de obras e dos respectivos relatórios- São realizadas com regularidade prospecções em locais sujeitos a pedidos de obras, de acordo com os processos enviados pelo departamento respectivo da CMA, tendo por finalidade recolher informação que permita emitir um parecer sobre o interesse, ou não, dos vestígios arqueológicos eventualmente encontrados nesses locais, e garantir a sua recolha e conservação.

Prospecção em zonas do município cujo interesse arqueológico se desconhece- São desenvolvidas acções de prospecção em zonas do Município onde ainda não se efectuou pesquisa arqueológica, tendo-se igualmente   em atenção o possível surgimento de vestígios em zonas já prospectadas.

Elaboração de levantamentos do património edificado e arqueológico - Realização de levantamentos (registo gráfico e fotográfico) do património edificado e arqueológico do município.

Copyright © 2004 ARQA.